Durante o Seminário Luiz Beltrão – 50 anos de um Cclássico no Jornalismo Brasileiro, o Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) José Marques de Melo defendeu o novo currículo para o curso de jornalismo. O Ministério da Educação (Mec) estuda a proposta para o curso. O estudo para o novo currículo foi coordenado por José Marques.
O evento discutiu o legado do livro Introdução à Filosofia do Jornalismo, de Luiz Beltrão, e contou com a presença dos professores Felipe Pena, Francisco de Assis, Elza de Oliveira e Iluska Coutinho. Depois da exposição dos professores, José Marques foi questionado sobre a nova proposta para os cursos de jornalismo brasileiros.
“A diretriz curricular anda a passos de tartaruga, mas tentamos torná-la o mais democrática possível”, afirmou. O professor defendeu que o plano incita a liberdade nas instituições de ensino superior. “Pensar em grades é uma coisa heterodoxa. As pessoas esperam uma grade, mas as universidades não são prisões. A nova proposta incita a liberdade de formação.”
O professor também revelou que não é a favor da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. “Eu sou a favor do diploma, mas não da obrigatoriedade.”
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
José Marques de Melo defende novo currículo para Jornalismo
Marcadores:
Intercom 2010,
jornalismo,
José Marques de Melo,
UCS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário