domingo, 5 de setembro de 2010

Iniciaram hoje os debates do III LIBERCOM


Os primeiros debates do III Libercom tiveram início neste domingo. Durante a tarde, três mesas redondas ocorreram nas salas do Bloco E. A comunicação e as teorias de mediação, o panorama da pesquisa em comunicação no cenário internacional e o perfil do novo comunicador foram os temas abordados nesse primeiro dia. Até o final do Intercom, estão previstas 17 mesas redondas que abordarão assuntos da comunicação e as interfaces com outras disciplinas.

No debate “Comunicação em torno de Teorias”, professores e pesquisadores de diferentes Universidades do Brasil discutiram as mudanças de paradigmas nos estudos de mídias. A mesa redonda, coordenada pela professora Nilda Jacks, tratou ainda dos estudos comunicacionais e as aproximações com outros campos de pesquisa. O professor Antonio Fausto Netto afirmou que a sociedade atual passa por um processo em que os fluxos de informação permeia as interações sociais.

A Mesa Redonda “A investigação em comunicação nas redes cooperativas interuniversitárias” tratou do caso da Rede Interuniversitária de Estudos e Comunicação (RIEC). A entidade congrega universidade de seis países: Porto Rico, Chile, Brasil, México, Espanha e Argentina. A RIEC busca estreitar as experiências entre os núcleos de pesquisa despalhados pelo mundo e também reunir pensamentos e publicações dos pesquisadores ligados ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário