sábado, 4 de setembro de 2010

Grupos de Pesquisa atraem congressistas

Parte da programação do Intercom 2010, os Grupos de Pesquisa (GP) movimentaram a Universidade de Caxias do Sul neste sábado (4). Os GPs fazem parte de oito divisões temáticas: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação organizacional, comunicação audiovisual, multimídia, interfaces comunicacionais e estudos interdisciplinares.

A equipe do Blog do Intercom acompanhou as discussões de três grupos de trabalho na tarde de hoje. Confira como foram os debates.

GP Telejornalismo

Apesar da diversidade de temas do GP, as discussões sobre as eleições e a cobertura do Jornal Nacional predominaram. No grupo coordenado pela professora Iluska Coutinho, dois pesquisadores apresentaram artigos sobre o assunto: O significado da política na cobertura do Jornal Nacional: uma representação simplista?, por Fernanda Sanglard (UFJF) e Paulo Figueira Leal (UFJF), e O Telejornalismo na cobertura da eleição de 2010: um estudo comparativo sobre as eleições de 2002 e 2006, por Florentina das Neves Souza (UEL)

O debate foi sobre a eficiência da metologia comparativa, especialmente a classificação sobre a valência das notícias veiculadas no telejornal da Rede Globo, se foram positivas, negativas ou neutras.

GP Gêneros Jornalísticos

A professora Silvana Copetti Dalmasso (UFSM) apresentou o trabalho Posts intertextuais: links e intertextos na construção textual dos blogs. No grupo coordenado pelo professor Francisco de Assis (UMESP), Copetti afirmou que os textos com links “fragmentam a totalidade”. A professora concluiu que os quatro blogs analisados - Conversa Afiada, Óleo do Diabo, Blog do Nassif e Fair Blog - não apresentam conteúdo próprio como base para postagens.

“Blogs utilizam basicamente outros textos para compor sua mensagem. Os conteúdos linkados servem para contextualizar, detalhar e aprofundar as postagens, que são baseados em conteúdos da grande imprensa”, explicou a professora.

GP Teoria de Jornalismo

Acompanhamos um dos trabalhos apresentados no Grupo de Pesquisa Teoria do Jornalismo, coordenado por Felipe Pena de Oliveira (UFF), nesta sexta. Sabrina Fanzoni e Thaís Helena Furtado (UFRGS) falaram da pesquisa A posição-sujeito do ombudsman: renovando estratégias da objetividade do Discurso Jornalístico.

As pesquisadoras analisaram 103 postagens da ouvidora Mara Gama, que foi ombudsman do UOL entre agosto de 2008 e julho de 2010. “A seleção e descrição dos temas abordados pela ouvidora promovem um efeito de textualidade, aproximando do discurso jornalístico. O ombudsman, na realidade, resgata os objetivos e reforça a imagem do veículo”, expôs Sabrina Franzoni. Os dados apresentados pelas pesquisadoras mostraram um resultado diferente da expectativa inicial, de que o ouvidor deveria ser um mediador entre o internauta e a empresa.

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