Hoje pela manhã as Jornadas Autorais seguiram a sua programação com a presença do seu idealizador, o Professor José Marques de Melo (UMESP) na mesa de discussões e também na plateia. Este é o primeiro INTERCOM em que o encontro é realizado e é um espaço para homenagear e comemorar efemérides relacionadas a grandes nomes da comunicação.
A primeira jornada desta segunda-feira foi sobre o historiador Nelson Werneck Sodré e sua contribuição aos estudos de comunicação. Mediado pela Professora Marialva Carlos Barbosa (UTP), o encontro contou com a presença dos professores José Marques de Melo, Antonio Hohlfeldt - representando o professor português Jorge Pedro Sousa (UP-PT)-, Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), Luitgarde Cavalcanti Barros (UERJ) e Olga Sodré (UERJ), que além de pesquisadora, é filha de Nelson Sodré. Os convidados trouxeram artigos abordando diversos aspectos da vida e obra do historiador, que serão publicados para o próximo Intercom, quando se comemora o centenário da vida de Sodré.
A Professora Valci Zuculotto (UFSC) mediou a discussão sobre o Padre Roberto Landell de Moura em comemoração aos seus 150 anos, fechando as jornadas autorais. O escritor Hamilton Almeida, juntamente com o jornalista Eduardo Ribeiro defendem o reconhecimento do Pe. Landell por sua invenção do rádio. O Professor Moacir Barbosa (UFRN) tratou sobre o método Kirlian de fotografia, também desenvolvido pelo Pe. Landell e sua relação com a paranormalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário