domingo, 5 de setembro de 2010

Gilberto Perin e Marcelo Canellas contam suas experiências


Gilberto Perin, do Núcleo Especial da RBS TV desde 1999, contou como foi a implantação das séries na RBS TV e como é feito os programas. E mostrou suas produções nesses 11 anos na empresa, como Guerra e paz, On Line, Histórias Curtas, Curtas Gaúchos e Fundo do Mar.

Gilberto Perin

Durante seu discurso, Perin destacou alguns dos objetivos do Núcleo: estimular o talento local e o crescimento de produtos no mercado, fomentar o crescimento de mercado de trabalho nas diversas areas, inovação constante e aposta em novos talentos.

Após a palestra do jornalista Gilberto Perin foi a vez do jornalista da TV Globo Brasília Marcelo Canellas contar suas experiencias profissionais.

O gaúcho Marcelo Canellas tem 23 anos de profissão, é formado pela UFSM e há 20 anos trabalha na TV Globo. Começou trabalhando em um jornal em Santa Maria, depois foi para a RBS TV, após foi transferido para a TV Globo SP e depois foi para o Rio de Janeiro e Brasília.

Marcelo Canellas

Canellas contou sobre sua experiência e mostrou algumas reportagens que fez para a TV, entre elas a série Fome, apresentada no JN em 2001. Nela, Canellas visitou cidades do país inteiro onde as famílias não tinham o que comer e algumas até saiam da cidade para não morrer de fome. A reportagem também mostrou famílias que perdiam filhos recém-nascidos devido a esse problema e cultivavam um cemitério apenas para eles.

Algumas considerações de Canellas sobre o Jornalismo:

“Não há distinção da teoria e da prática no jornalismo.”

“Divergir é saudável no jornalismo.”

“Ao jornalismo não cabe fazer política, cabe fazer reportagens.”

Canellas vê o jornalismo como uma forma específica e social de conhecimento.


Fotos: Flora Simon da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário